ISET/ Notícias

 

 

 

 


Está à procura de algo extraordinário?

 

A “Universidade de um Mundo”:

 

One World University, OWU– é um outro tipo de escola de nível superior.

 

 

Aos pés das montanhas dos Pequenos Libombos, no meio do mata, encontramos os edifícios bonitos, modernos, com todas facilidades incluindo acesso à Internet. Lá conseguimos criar uma comunidade de jovens, adultos e velhos, de muitas nacionalidades, - todos com o mesmo objectivo: aprender para criar um mundo melhor, aprender para ser activista no mundo.

 

A OWU tem dois cursos presenciais e à distância com o nível de licenciatura:

Pedagogia e Lutando ao Lado do Povo (Desenvolvimento Comunitário). A característica para ambos os cursos presenciais é a filosofia aprende-se através de fazer, aprender a abrir os olhos para ver e aprender a ver de fundo e investigar de perto.

Assim no primeiro ano do curso os estudantes viajam 3-4 meses, alguns Machibombando outros pedalando nas bicicletas na África Austral para ver, falar com os povos, visitar comunidades e dormir nas suas casas e trabalhar com eles nas suas machambas,- tudo para sentir de perto o que são as condições deles, e quais são as aspirações que têm para o futuro.

Aprende assim como agora e no futuro junto com as comunidades, as crianças e os jovens podem entrar na batalha do Mundo contra a pobreza, as mudanças climáticas, o aquecimento global, e as grandes doenças, a iliteracia, etc.

 

 

Especificando, os estudantes vão investigar como vai ser o futuro para os jovens e as crianças, e eles vão encontrar a beleza da natureza além da riqueza da força das pessoas. Estas viagens formam a base dos estudos nos cursos. A curiosidade de saber mais e investigar mais na literatura, nos cursos de professores, nos filmes, nos debates.

Os estudantes durante os cursos fazem investigações e acções junto com as escolas e comunidades em volta da OWU, e nas províncias de Moçambique. A vida na OWU é assim caracterizada com muito movimento.

 

Os estudantes têm o seu quarto dois a dois nos Castelos em volta da OWU e quando estão na instituição participam na gestão e nas tarefas humildes diárias como a limpeza, na cozinha, no cultivo de alimentos, etc. Organizam e participam no desporto, nas noites de cultura, nos eventos, também às vezes com convidados das crianças e comunidades para jogos olímpicos ou festival de cultura. Tudo junto com o professor do grupo, que torna-se seu amigo, aconselhador, tutor.

 

Assim é criada a comunidade da OWU, sem barreiras, com camaradagem. Uma vez por semana o núcleo de 15 estudantes ou todo grupo de 45 têm um encontro para resolver os seus problemas nos estudos, sociais, etc, e uma vez por semana todos estudantes e professores se encontram para avaliar como anda o trabalho de responsabilidade e gestão da escola.

Tudo o que se faz na OWU é considerado parte da aprendizagem! Viver juntos, ser um bom camarada, ajudar o outro, respeitar que somos todos diferentes, mas com os mesmos direitos de avançar na vida. Esta é uma aprendizagem muito valorosa para o futuro de cada um e de todos.

 

Quem disse que é facil?

 

O que é necessário não é automaticamente fácil, às vezes é difícil. Mas a vida está cheio de desafios, que são a via para tudo: choques e tristeza, alegria e victória. A comunidade da OWU fica aberta para todos com as suas belezas físicas bem como a sua filosofia da vida e de formação. Sejam bem vindos para nos visitar...!

 

Por Dina Bak

Instituto Superior de Educação e Tecnologia

One World University

Nosso Endereço:

Changalane - Maputo
Mozambique

Fale Conosco

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Telefones:

8626 27800      

8428 27800  

8216 96694 

Fique Informado:

S5 Box

Register

You need to enable user registration from User Manager/Options in the backend of Joomla before this module will activate.