ISET/ Notícias

 

 

 

 


DMM: Doutrina de Métodos Modernos de Ensino Aprendizagem. 

Experiência:

Nos na OWU temos como fundamento mais de 40 anos de dedicação diária à Pedagogia, aos processos de Ensino-Aprendizagem e aos Sistemas Educativos, através da rede de escolas da nossa organização em vários lugares do mundo, como Moçambique, Angola, Guine Bissau, África do Sul, Malawi, Congo, Zâmbia, Zimbabué, também em Brasil, China, Índia, Noruega e na Dinamarca onde tudo começou.


Adicionalmente, as muitas experiências adquiridas a partir dos diferentes e importantes tipos de projetos sociais, que a nossa organização ADPP (de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo) e Humana People to People, tem implementado nesses e outros países, contribuindo com um grande compromisso a seu desenvolvimento local e regional, demostram com muito orgulho para todos, a importância e validez dos nossos princípios pedagógicos. Princípios que se aplicam em todos os nossos sonhos por um mundo melhor.

 


Definição:


A DMM é um sistema pedagógico de gestão do conhecimento, que mobiliza os saberes dos povos e das diferentes disciplinas das ciências, com o propósito na prática de servir na formação dos nossos profissionais, com a aquisição de um alto compromisso com o agir nos desafios que o presente tem e que a realidade impõe.


Lineamentos da DMM.


Para a construção da DMM e a sua implementação nos nossos processos pedagógicos nas nossas escolas do todo o mundo, temos os seguintes lineamentos:


1. O estudante mesmo é o motor da sua própria formação.
2. Os estudantes com os professores tornam-se produtivos e assumem responsabilidades desde o início da formação.
3. Os estudantes com os professores trabalham na sua produção como um coletivo unido.
4. A pesquisa-acção e o desenvolvimento local nas comunidades e nas escolas são elementos centrais e permanentes, na movimentação dos processos de ensino-aprendizagem.
5. Cada unidade DMM gera espaços e oportunidades para o exercício do trabalho em equipa, assumir responsabilidades, tomada de decisões e o exercício da ética durante a produção de conhecimento e compreensão da realidade.


A DMM como um sistema pedagógico de gestão do conhecimento, está composto de milhares de unidades pedagógicas escritas, que atendendo os requerimentos curriculares do curso aprovado pelo Ministério de Educação, vai além dos mesmos enquanto segue os lineamentos indicados anteriormente que mantêm vivo nos estudantes o interesse permanente na sua futura profissão, no domínio do mundo material e nos grandes assuntos de nosso tempo.


Cada curso tem um programa dividido em períodos que contém as disciplinas a desenvolver na medida que a formação progride. Cada disciplina é apresentada no plano do período, por um conjunto de unidades temáticas que se identificam claramente pelos seus títulos, descrições e tempos em horas, que o estudante tem de dedicar às exigências curriculares.


No plano da disciplina no período, cada unidade temática é desenvolvida como uma unidade pedagógica da DMM ou unidade DMM. O processo da criação e produção das unidades DMM desde o início até o final é um processo colectivo.


O processo de criação e escrita de uma unidade DMM para ser usada pelo estudante


O processo da criação na escrita de uma nova unidade DMM, inicia-se com uma pesquisa onde se faz uma selecção cuidadosa da informação existente sobre o tema a tratar, em documentos, trechos de textos, livros, publicações, vídeos, documentários e que vai até as fontes mesmas do conhecimento produzido e que nós chamamos ficheiros, os quais se anexam para o estudante, como material para o trabalho colocado na unidade.


O plano do período e os ficheiros seleccionados inspiram a criação e escrita da nova unidade DMM.

A unidade uma vez escrita, apresenta uma introdução para facilitar ao estudante a compreensão e a abordagem do tema a trabalhar. Na escrita de cada unidade DMM, apresenta-se também uma lista de instruções a desenvolver ou directiva que os estudantes com o acompanhamento do professor devem seguir, para atingir os resultados de formação esperados no tema tratado.
Para chegar à versão final da nova unidade DMM escrita, discute-se, a partir de diferentes ângulos, a relevância e pertinência dos conteúdos nos seus componentes de título, descrição, tempo, introdução, directiva e ficheiros, até que a unidade assim qualificada chega a ser um produto final como uma nova unidade pedagógica da DMM, para ser usada, no momento que o estudante aborde o conteúdo da disciplina.
A versão final da unidade DMM, com todos os seus componentes, é inserida numa base de dados, que serve aos estudantes através de uma rede de computadores instalados nas mesmas salas de aula, desde onde os estudantes podem gerir o avanço da sua formação com o acompanhamento e orientação dos seus professores e conforme as expectativas do tipo de profissional e cidadão que acreditamos devemos formar.
Diferentes estratégias e metodologias pedagógicas são desenvolvidas em cada unidade DMM, que serão o tema do próximo artigo. Este artigo é só uma degustação, porque a DMM tem muito muito mais.


Assim a nossa DMM é um de nossos grandes tesouros, que você encontra na OWU.

 

Por Jánio Jaramillo Flechas

Instituto Superior de Educação e Tecnologia

One World University

Nosso Endereço:

Changalane - Maputo
Mozambique

Fale Conosco

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Telefones:

8626 27800      

8428 27800  

8216 96694 

Fique Informado:

S5 Box

Register

You need to enable user registration from User Manager/Options in the backend of Joomla before this module will activate.